HOME EMPRESA SERVIÇOS JOGADORES NOTÍCIAS CONTATO

 

Bruno Bertucci: Retrato de um choque cultural entre Brasil e Azerbaijão
 
02/12/2013

Fonte: O Dia

Ex-república da extinta União Soviética, o Azerbaijão abriga, hoje, os sonhos de sucesso de um dos inúmeros brasileiros espalhados pelo mundo da bola: Bruno Bertucci, lateral-esquerdo revelado pelo Corinthians, em 2009, que atua pelo Neftci Baku. Seus principais adversários, porém, estão fora dos campos, como uma cultura tão diferente da brasileira.

“Por se tratar de um país muçulmano, a principal diferença aqui é em relação à religião. Mas é fácil se acostumar e saber o que é certo e o que é errado”, diz Bruno, que já atuou na Suíça (Grasshopper) e na Turquia (Eskisehirspor).

Ele enaltece a modernização do Azerbaijão rumo ao desenvolvimento: “Este é um país com crescimento muito grande. Baku, sua capital, tem evoluído de forma incrível. Suas construções e seus projetos para o futuro visam uma cidade de primeiro mundo, com planos para, em 2020, ser um modelo em termos de beleza. É um país em grande projeção.”

O jogador também vê com bons olhos a evolução do futebol local. “Assim como a cidade, o futebol tem crescido muito. A liga nacional se reforça a cada ano e fica mais competitiva. Seguindo essa linha de investimentos, acredito que em dez anos o Azerbaijão será um grande mercado do leste europeu”, projeta.

Há quatro anos longe do Brasil, Bruno já se deparou com diversas situações curiosas. A mais marcante foi vivida na Suíça.

“Quando vi neve pela primeira vez, fui para a rua fazer um boneco, mas estava tão empolgado que saí sem luvas e minha mão travou. Perdi o movimento dos dedos. Corri para casa, entrei no chuveiro quente e só assim tudo voltou ao normal. Depois disso, nunca mais me arrisquei”, conta.

O incidente fez Bruno amadurecer. E é assim, mais experiente, que ele já pensa em voltar ao Brasil. Mesmo sem definir quando: “Tenho grande vontade de jogar um Brasileiro e mostrar meu futebol. Não sei se será logo, mas um dia, mais experiente, voltarei.”

 

Comentários

 

Attacantti - Todos os direitos reservados HOME EMPRESA SERVIÇOS JOGADORES NOTÍCIAS CONTATO